marcusve/ dezembro 26, 2018/ O que é a Bíblia/ 0 comments

O que é a bíblia? (por Rob Bell)* – Parte 26

Destaques, Favoritos e Exercícios de Absurdo

clique aqui para começar com a parte 1

 

Segunda-feira** eu postei uma parábola que eu tinha escrito (clique aqui para lê-la) com um convite para que você terminasse a última linha e mencionasse que história da Bíblia você acha que inspirou a parábola. E mais uma vez, todos vocês trouxeram o seu melhor***. Centenas e centenas de frases, ideias e perspectivas. Tão bom. Inspirador. E, às vezes, extremamente estranho. Que você sabe que eu amo.

Você quer saber em qual história da Bíblia que eu estava pensando? Porque dois de vocês adivinharam corretamente.

Dois.

No meio de centenas.

Então, primeiro, eu vou mostrar algumas das linhas que foram enviadas. (Algumas eu editei para o contexto). Então, nós vamos chegar a seu palpite sobre a referência bíblica. Eu não pude incluir todos por causa do espaço e do tempo, mas por favor, saibam que estou muito feliz e grato a todos pela participação.

Aqui vamos nós.

Vocês todos tiveram muito a dizer a Larry,

tudo, desde

mikeswish:

Larry, cale a boca sobre as malditas toalhas de papel! Você vai perder essa! Assista!

até

joelbond:

“Você está certo. Toalhas de papel são muito mais superiores.”

para um de vocês que conseguiu conectar Larry com Justin Bieber e o livro de Provérbios ….

rhocking:

Ver aquele grupo de meninas pré-adolescentes. Aquele homem ali estava indo para levá-las a um concerto de Justin Bieber. Mas aquela mulher que ele está abraçando loucamente disse que poderia voar no lugar dele. – Um amigo amado em todos os momentos, e se torna um irmão em tempos de angústia. Provérbios 17:17

Incrível.

Um de vocês, crazyman83, sentiu a necessidade de cantar

crazyman83:

E assim você olha nos olhos e canta “Transformers! Mais do que os olhos podem ver!” ****

Ele não foi o único …

timisaneatguy:

“Diga- me: você realmente, realmente, realmente já amou uma mulher? “Então você começa cantando todos os grandes sucessos de Bryan Adams. O desconfortável casal dá uma olhada, e vai embora. O segurança enquadra você e Larry e solicita que saiam. Então você percebe que foi, provavelmente, a melhor maneira de explicar a Larry o que estava acontecendo.

Um ficou mordido com o questionamento de Larry

t – McCool:

“Sim, Larry, você está esquecendo uma coisa. Tente não se preocupar com coisas estúpidas como secadores de mãos e preste atenção à humanidade acontecendo ao seu redor”.

Este obteve pontos para o misticismo, e sem rimas

bluegrassbaker112:

Larry, o ar que sopra e as toalhas de papel estão ambos escondidos. Assim é com as pessoas que vemos até que estejamos feridos.

Um de vocês arrebentou numa proposta de casamento

imdgonz:

Larry, eu sempre te amei. Eu percebo que a minha verdadeira alegria é realizada em nossa união abençoada. Será que somos tão estúpidos que nunca deixamos nosso amor se tornar nossa razão de ser? É o nosso tempo. Case-se comigo!

E então houve esta:

benjecker:

“Larry, você é adotado. Esses são os seus pais … “, o que é, naturalmente, completamente falso, mas fez ele parar de falar por um momento e considerar a possibilidade de ser uma história real ocultada. Então ele dá um soco em seu braço.

Você vê o que eu quero dizer com o quão estranho alguns de vocês são? Mas bem estranhos. Fantásticamente estranhos. Absoluta e agradavelmente estranhos.

Um de vocês conseguiu conectar Larry com Jesus na cruz

Eu citaria Lucas 23:34 para Larry . “Pai, perdoa Larry porque ele não sabe o que está fazendo”

que de alguma forma conseguiu ser engraçado. Eu não sei como você fez isso. (Eu também consegui perder o seu nome, por favor, me alerte para a propriedade, você sabe, crédito … ).

Eu amo este

fendermojo:

“Larry … optamos por Cheryl”. Ha! ( Diga-me que você tem aquele, Mr. B).

porque eu não entendi. Você está um passo à minha frente. E isso me traz muito prazer.

A honestidade aqui é fantástica

hopeandboon123:

você olha nos olhos dele e diz, com toda a gentileza que você pode reunir, porque Larry tem uma maneira de matar um momento como nenhum outro ser humano no planeta, “tenho uma história para contar”. 2) Não faço ideia sobre a parábola, eu ainda estou irritado com Larry; – o que é provávelmente uma pista para a parábola que no momento eu não consigo descobrir. Ansioso para ver o seu post.

Vários de voces mencionaram um filme …

theboeskool:

E assim você olha nos olhos dele e diz: “Cara, eu concordo totalmente com você, porque eu estou pronto para começar a chorar aqui como se fosse o fim no Simplesmente Amor (Love Actually), e eu não posso secar minhas lágrimas naqueles pequenos mini-furacões de mãos….

Estou pronto para começar a chorar. Voce é do sul?

E depois há este

davehilden:

A resposta Big Lebowski: Larry você está fora da cena! Cara, o abraço não é a questão aqui!

e esta

johnfiorello:

Para Larry: (na minha melhor impressão sobre Harrison Ford ) “Saia do meu avião!”

(Eu tenho um palpite de que é o cara que disse que na parábola do Stuart todos morrem no final, menos ele).

Uma referência a Tom Cruise

calebellwood:

“Você quer a verdade? “Larry diz: “Eu quero a verdade”. Então você diz “Você não pode lidar com a verdade”.

E esta referência obrigatória a Star Wars

jacotuck:

A parábola é como com Luke e Leia. É o momento em O Retorno de Jedi, quando eles estão de volta no planeta Endor e não faladamente reconhecem que eles são irmãos e que a morte de seu pai Darth Vader os trouxe juntos de um novo modo. Quanto ao branco, gostaria de citar Seinfeld e dizer: “Eu gosto do secador de ar porque quando você está em uma sala com um cheiro horrível, você deve gastar tanto tempo lá quanto possível”.

Misturado com uma referência a Seinfeld. Muito bom. O dobro de pontos por isso.

Este é espetacularmente aleatório

chrisdahlvig:

“Larry, por que você procura por mortos entre os vivos?”

Este é sincero e cru

rocanetti:

Desculpe Larry, isso só me fez pensar sobre os meus filhos que vivem no outro lado do mundo e como eu gostaria de estar com eles agora, abraçando-os, beijando-os e dizendo-lhes o quanto eu os amo e sinto falta deles.

Isso é ótimo

cranthonyy:

Eu olho Larry nos olhos e digo: “Tudo é bonito quando você tem tempo suficiente para considerar as suas possibilidades”. Deus, que não só conhece as histórias dessas pessoas e quais seus jogos, mas cada possível história que poderia se passar naquele momento, provavelmente diria isso.

Este é tão grande quanto bom

dukeofclarksville:

“Sim Larry, você está dormindo com o maior nascer do sol que o mundo já conheceu. E uma faísca brilhante de luz solar está dançando no espaço entre o homem e a mulher. Você está acordado agora, Larry? O nascer do sol é todo cor e luz onde quer que eu olhe. Olhe comigo.

E, claro, é preciso acabar em violência

Pete:

diga a ele que há algo maior acontecendo aqui. Algo mais profundo. Algo que eu não posso explicar, mas que eu simplesmente sei que só preciso ficar quieto e assistir. E então ele me insulta por ser sentimental, então eu deveria dar um soco nele. Bem forte. Talvez nocauteá-lo ou quebrar seus dentes.

Agora, sobre os seus palpites.

Eu amo este:

superkellbell:

Eu sou atraído pela história irmão e irmã, que me permite saber que eu sou um otário para o trágico. Eu estou supondo que é inspirado na história de Jacó e Esaú, mas além de “irmãos reunidos após anos de diferença”, eu não tenho nada. Quando olhei para os comentários anteriores para ser inspirado, eu tive mais do que eu esperava. ( A batalha entre as forças materiais e físicas? Uau Nelly!) Agora meu cérebro está prestes a explodir. Assim, a minha resposta para Larry: ” Sim, você está perdendo alguma coisa. Acho que todos nós estamos.”

Muitos de vocês viram o filho pródigo

catherinegates:

Eu sinto aquela mesma eletricidade da parábola do Filho Pródigo.

Um de vocês viu Paulo/Saulo

debbiedarline:

Eu acho que esta parábola é baseada na experiência da conversão de Saulo – quando, num piscar de olhos, ele viu tudo de forma diferente – e isso mudou toda a sua vida.

Outro a transfiguração.

Outros viram a

parábola do jovem rico,

a pérola de grande valor,

a mulher que lava os pés de Jesus,

os discípulos…

jimkingpoolman:

Eu vou com os discípulos no caminho de Emaús.

(Isso soa como se estivesse em um espetáculo de jogos (game show). Haha)

a mulher no poço,

bradyflynn:

Jesus viu a dor da mulher e a dor e sentimento de inferioridade, e entrou nessas experiências, e ao fazê-lo, ela juntou a força e a voz que nela estavam desaparecidas. A voz que trouxe toda uma comunidade para os pés de Jesus. E os discípulos são ingênuos.

e a mula de Balaão:

toddwaggoner:

Acho que a história da Bíblia relacionada é a da mula de Balaão. Eu digo a Larry: “Cada pedaço de esperança que você encontrar é real”.

Pontos para a simplicidade:

kidminforthewin:

Eu te amo Larry. A história do fazendeiro? Mateus 13?

Alguns viram Ana e Simeão vendo o menino Jesus,

vários viram a parábola sobre um tesouro escondido num campo,

um de vocês viu

prosser814:

1 Samuel 16:7 Mas o Senhor disse a Samuel: ” Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei . O Senhor não olha para as coisas que as pessoas olham. As pessoas olham para o exterior, porém o SENHOR olha para o coração.” Então ele diria : Relaxe Larry, o que você pensa que você vê é obscurecido pelo que você acha que sabe, a verdade é obscurecida por aquilo que você não sabe.

outro viu Nicodemos,

outro viu os pastores.

stephenjpepper:

Eu vou com os pastores – pessoas comuns que foram testemunhas de algo incrível que o resto do mundo não sabia ou entendia no momento.

A lista continua. E adiante.

Interessante, não é? (E é por isso que eu a fiz). O que a parábola fez com você é alargar tua visão – em vez de encontrar uma interpretação correta, você descobriu tantas verdades diferentes quanto havia pessoas lendo isso.

À medida que trabalhamos o nosso caminho para a escritura que eu tinha em mente, vamos ouvir de crazyman83 novamente, agora que ele parou de cantar

crazyman83:

o livro é tanto sobre a nossa perspectiva, quanto é sobre deuses – e a parábola é sobre isso tudo. Como uma perspectiva diferente transforma mesmo uma coisa comum em algo incrível – ou seja, todas as partes da Bíblia.

E o kingofchapterone:

kingofchapterone:

Em primeiro lugar, a resposta: “Larry, Larry, você está preocupado com tantas coisas. Por que você não cala a boca por um minuto e olha. Isto é importante. Isto é VIDA. Mas não me toque. Os secadores de mão são culturas de bactérias.”

(A propósito, capítulo um de que livro?)

Eu amo essa frase “Isto é VIDA.”

Muito bem.

davidprops:

Larry, Larry. Você está ansioso e perturbado com muitas coisas. Você não sabe que cada um tem uma história para contar, se você sentar-se e ouvir comigo. A propósito, você fez xixi nas calças?

Todo mundo tem uma história para contar.

Grande. Estamos chegando mais perto.

collinsimula:

Resposta para Larry no aeroporto: “Devagar. Perceba que cada momento que temos é precioso.”

Incrível. Ficando mais quente.

petermaddocks:

E assim você olha nos olhos dele e diz: “Larry , você está perdendo tudo.” (Ele está preocupado com todas as coisas erradas. Secadores de mão, em vez do amor se desenrolando em todos os lugares à sua volta. E, claro, todos nós somos “Larry” com muito mais freqüência do que nós somos o admirador da história).

Somos todos Larry.

Eu amo isso.

Mais uma vez, o que crazyman83 tem a dizer?

crazyman83:

Quanto a história da Bíblia que inspirou esta – Eu digo que é o livro inteiro. A coisa toda é sobre a perspectiva que Deus tem, que nós não vemos, o amor, a compreensão, aceitação, admiração no mundano e tudo mais maravilhoso, assustador, poderoso e emocional – coisas que às vezes deixamos escapar porque não partilhamos de seus conhecimentos, de sua perspectiva.

Estou começando a bater palmas e torcer quando leio este

phtblr:

É na história que a vida acontece. Este é o ponto de quase todas as histórias na Bíblia e eu acho que o grande ponto que você está colocando nestes artigos… Sem a história por trás é apenas um evento de todos os dias, mas com a história por trás, preenche com vida.

Aqui está uma das duas pessoas que adivinhou, embora ela só faça uma referência velada:

justinbieberthefame:

Você está tão aborrecido, LareBear? O fato de que isso acontece centenas de vezes por dia, não a torna menos milagrosa. Só porque você está chegando na cena final sem ter testemunhado o resto do filme não torna isso menos especial ou divino. Agora pare de falar, eu estou vendo esta sarça ardente. Deus está no lugar e você, você está reclamando de secadores de mão.

Deus está no lugar…

E o vencedor:

sethbthomas:

Você olha para ele e diz: – Isso não é apenas duas pessoas se abraçando. Isso é duas pessoas descobrindo que a vida nunca mais será a mesma novamente. Isto é baseado na história de Jaco Gênesis 28? Jaco adormece usando uma pedra como travesseiro (Serta, se você está lendo isso, largue o travesseiro de visco elástico e nada de dizer uma boa noite de sono com uma pedra como travesseiro), teve um sonho louco com anjos subindo uma escada e Deus disse: “Cara, o solo onde estás é seu”. A Jaco é dada uma visão e ele estava ciente de que certamente Deus estava no lugar.

Ele atinge a marca! Muito bem sethbthomas. É Gênesis 28.

Quão divertido foi isso?

E pensar que estamos apenas começando.

A seguir: Qual o negócio com todas aquelas genealogias?

* Série de reflexões sobre a Bíblia, escrita e publicada originalmente em inglês, no tumblr, pelo próprio autor Rob Bell e sua equipe.

Transcrito e adaptado para portugues por Marcus Vinicius Epprecht com autorização do autor. Proibida a reprodução para fins comerciais ou qualquer forma de ganho sobre este texto sem a autorização expressa do autor e do tradutor. Os posts originais em inglês foram desativados pelo autor em função do lançamento desse conteúdo em livro, por enquanto somente em inglês. Revisado por Fernanda Votta Epprecht.

** n.t. na ediçaõ original

*** A-game no original

**** n.t. Transformers! More than meets the eye! – música do seriado Transformers.

***** provavelmente uma referência a Mr B The Gentleman Rhymer, um parodista britânico (https://en.wikipedia.org/wiki/Mr._B_The_Gentleman_Rhymer )

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.