Inspiração

/ abril 25, 2021/ O que é a Bíblia

O que é a bíblia? (por Rob Bell)* - Parte 31

Inspiração (theopneustos)

clique aqui para começar com a parte 1

 

Toda a Escritura é theopneustos e é útil para ensinar, repreender, corrigir, instruir em justiça, para que o povo de Deus seja completamente habilitado para toda boa obra.

-2 Timóteo 3:16

Theopneustos? A Escritura é theopneustos?

Yep.

Esta palavra theopneustos é uma raridade; não é encontrada em nenhum outro lugar na Bíblia, somente neste versículo.

Na realidade são duas palavras gregas ligadas uma a outra -

a palavra theos que significa Deus,

e

a palavra pneo que se refere à respiração.

Escritura, de acordo com o apóstolo Paulo aqui, é

Soprada por Deus.

Em primeiro lugar, então, um pouco sobre a palavra pneo,

em seguida, um pouco sobre o que significa ser soprada por Deus,

e, depois, em terceiro lugar, o que isso tem a ver com a Bíblia.

Pneo.

Você vai encontrar esta palavra Grega escondida em uma série de palavras em Português que têm a ver com a respiração, como pneumonia, uma doença relacionada com a respiração, e pneumática.

Pneo está relacionada com a palavra Grega pneuma, que significa respiração e também ...

espírito.

Você vai encontrar este duplo significado em quase todas as línguas, do hebraico ( ruach ) até o latim ( spirit ) - a palavra para a respiração é a mesma palavra para espírito .

EXpirar é o que acontece quando a vida de algo o deixa, Transpirar é quando você sua ... você consegue.

Ser INspirado é ter recebido o espírito.

Todos recebemos o espírito.

Nos capítulos do livro de Gênesis, há uma bela imagem de Deus tomando o pó da terra e soprando o espírito da vida.

O que nos leva a você.

Você é feito de pele e ossos, células do sangue, do cabelo e do cérebro e dedos nas mãos e pés. Essas diferentes partes de você compreendem a sua fisicalidade, seu corpo tangível, sua essência material.

E, no entanto isso não é tudo que faz de você, você.

Você também tem um espírito, uma alma, a consciência , os pensamentos ...

Existe a dimensão tangível à sua existência,

pele e ossos, madeira e pedra, sujeira e luz,

e também há a dimensão intangível à sua existência, amor, esperança e espírito e saudade.

A vida é uma mistura das duas.

Sem espírito você só tem elementos físicos, sem vida; sem o físico / material você só tem ideias desencarnadas... (O que é o amor sem o abraço do outro, o que é esperança sem um coração real que sente a esperança no tempo e no espaço?).

Se você já esteve em um quarto com alguém que está prestes a morrer você sabe exatamente o que eu estou falando. A pessoa está lá, seu corpo deitado na cama, sua respiração ofegante e lenta, e ainda assim você pode sentir que algo está deixando-a. Algo que você não pode ver, você não pode tocar, você não pode medir em um laboratório, mas algo vital e essencial para ela estar viva.

Você pode perceber por que cada cultura e língua utilizou a mesma palavra para espírito e respiração?

Desde cedo, nós seres humanos tivemos a consciência de que a nossa respiração está intimamente ligada na nossa existência. Você para de respirar e você morre. Sua respiração é tanto uma realidade física que pode ser medida e detectada como também um retrato de uma realidade invisível que anima e sustenta a sua existência nos níveis mais profundos do seu ser.

Se você está vivo, você está respirando.

Você também recebeu o espírito do divino.

Quando falamos sobre o espírito de alguma coisa, então, o que estamos nomeando é a realidade de qualquer coisa que transcende a sua fisicalidade. As pessoas falam sobre o espírito de um lugar, uma equipe, uma casa, uma pessoa - muitas vezes nos referimos à qualidade e caráter de algo de uma forma que não pode ser medida por qualquer meio tangível.

Pegue uma música, por exemplo. Certas peças de música nos transportam de maneiras únicas e poderosas, e a palavra que muitas vezes usamos é “inspiradora”. O que queremos dizer com isso? Queremos dizer que a música é feita de acordes e notas e sons e harmonia e volume e todos os elementos físicos e tangíveis, e ainda há algo a mais para a música, algo além de sua essência material que nos fala.

Ela “sopra” em você algo bom, esperançoso, verdadeiro, reconfortante, que cura e que é genuína.

Assim, quando Paulo escreve que as Escrituras (que, para um judeu observante como Paulo teria sido a Torá, os profetas, e os escritos de Sabedoria) são divinamente inspiradas, ele está dizendo que eles são livros, mas eles são mais do que livros. Eles são úteis (a palavra que ele usa é ophelimus, o que também se traduz rentável ou benéfico) para uma série de coisas que nos ajudam a fazer o bem no mundo.

Isso é realmente o que ele diz. Que Deus usa esses escritos para ajudar você a fazer o bem no mundo. (Quando um homem como Paulo falou sobre fazer o bem ele estava se referindo ao mitzvot, o ideal nas escrituras hebraicas de cada um de nós fazer boas ações para ajudar a reparar e restaurar o mundo).

Como é que isso funciona?

De muitas maneiras.

Primeiro, o que encontramos na Bíblia é a afirmação constante de que a vida é boa, preciosa e um dom precioso e sagrado de Deus.

É fácil tornar-se insensível, amargo, cínico e cansado, muito desinteressado, desligado, despachando as situações, não reconhecendo o valor de cada respiração que você dá.. A Bíblia é um livro sobre relembrar, sobre ficar ligado, sobre a prática da gratidão, sobre manter os olhos abertos.

Em segundo lugar, o que você encontra na Bíblia é a afirmação consistente de que a forma como você responde a esse dom é muito, muito importante.

Há muitas razões ao nosso redor, todos os dias, para nos fazer acreditar que não somos importantes, que nossas escolhas não são significativas, que tudo não passa de um slide sem nenhum sentido. A Bíblia fala contra isso, insistindo que você pode fazer escolhas para viver de forma particular, você pode decidir usar a sua voz e as suas energias para ajudar e construir, que você pode ajudar a levar as coisas em uma direção diferente. História após história, o herói é falho e frágil, propenso a fazer todos os tipos de erros, tropeçando pela vida em situações bastante patéticas. Em outras palavras, a Bíblia é uma biblioteca de livros sobre pessoas muito parecidas com a gente, tentando resolver isso, fazendo o que podem para continuar com seu trabalho.

Em terceiro lugar, o que você encontra na Bíblia é uma história sobre a nova criação através da morte e ressurreição de Jesus.

Não fique preso aqui na parte cristã e toda a bagagem que ela carrega sobre nosso mundo, porque essa história é sobre esperança para este mundo. Os escritores desses livros insistem muitas vezes que o Deus que respira / inspira toda a existência a ser, pode respirar / inspirar nova vida em situações, eventos e pessoas que parecem estar, em algum nível, mortas.

A última palavra ainda não foi dita, a própria morte em si não é o fim, e até mesmo o pior dos momentos pode ser um respirar de algo novo.

( Pode ser um pouco difícil acreditar nesse tipo de coisa. É por isso que isso é chamado de fé. Você faz o que pode).

Em quarto lugar, então, a Bíblia é inspirada, da mesma maneira que você é inspirado. Você é apenas um humilde e tropeçante saco de ossos e pele, e ainda assim a infinita força divina, eterna, criadora do universo soprou / inspirou em você. A Bíblia é apenas livros, escritos por pessoas que tentam descobrir isso, brigando com seus demônios, duvidando, lutando, fazendo o que pode para trazer um pouco de luz para o seu mundo, e ainda assim estes livros foram inspirados, mostrando-nos com o que a redenção se parece, dando-nos esperança, insistindo que as pessoas como eu e você podem realmente fazer a sua parte para ajudar, reparar e restaurar este mundo que chamamos de lar.

Eu acho isso inspirador.

A seguir: A importância da Altitude

* Série de reflexões sobre a Bíblia, escrita e publicada originalmente em inglês, no tumblr, pelo próprio autor Rob Bell e sua equipe.

Transcrito e adaptado para português por Marcus Vinicius Epprecht com autorização do autor. Proibida a reprodução para fins comerciais ou qualquer forma de ganho sobre este texto sem a autorização expressa do autor e do tradutor. Os posts originais em inglês foram desativados pelo autor em função do lançamento desse conteúdo em livro, por enquanto somente em inglês. Revisado por Fernanda Votta Epprecht.

 

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

12 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.