Mordida com Força, meu Amigo

/ outubro 2, 2022/ O que é a Bíblia

O que é a bíblia? (por Rob Bell)* - Parte 35

Mordida com força, meu amigo

clique aqui para começar com a parte 1

 

Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado.

- Gênesis 17

Eu tenho um ponto aqui hoje, relacionado ao ponto anterior, que nos levará ao próximo ponto.

O ponto de hoje é sobre a circuncisão.

Rob, estamos em 2014** - Por que você está escrevendo sobre a circuncisão?

Porque há algo acontecendo nesta história sobre Deus e Abraão que nos ensina sobre como crescer, evoluir e amadurecer como seres humanos, algo que tem um enorme significado para cada um de nós hoje.

Agora, um pouco sobre a circuncisão: temos visto constantemente na série que as primeiras partes da Bíblia são sobre a formação e a identidade de um novo tipo de tribo, uma tribo liderada por Abraão, uma tribo com um chamado para mostrar ao mundo o amor redentor de Deus.

E como você faz crescer uma tribo?

Existem várias maneiras, sendo a mais óbvia: tendo filhos.

E como é que você tem filhos?

Você faz sexo.

E como é que isso funciona?

Excelente pergunta, porque no mundo antigo eles não sabiam o que hoje sabemos sobre zigotos e óvulos e tudo mais - o que observaram é que uma mulher não engravidava até que estivesse com um homem. Eles concluíram que o homem devia ser o único que tinha a força da vida / a semente / a magia dentro dele. E para ele dar isso a ela, ele passava através de seu ... você está comigo aqui, certo?

Todo macho entre vós será circuncidado, e este será o sinal da aliança entre mim e vós.

- De Deus a Abraão, Gênesis 17.

A circuncisão era como essas pessoas (ok, homens) demonstravam o seu compromisso em ser parte dessa nova tribo. Um cara, sem drogas ou analgésicos, teria a pele cortada no ponto mais potente / vulnerável de seu corpo como uma forma de dizer eu estou dentro. Eu acredito. Eu confio. Eu quero fazer a minha parte nesta nova coisa que Deus está fazendo.

Imagine Abraão, 99 anos, mordendo uma toalha, enquanto seu vizinho Jeff pega uma pedra e faz o serviço ... (Eles não tinham facas de metal pontiagudas ou motrin*** ou qualquer coisa assim).

(E se você está se perguntando por que os homens se colocariam a si mesmos em tal dor, lembre-se que os ritos de iniciação geralmente envolvem algum tipo de dor, seja uma fraternidade ou uma equipe esportiva ou um estagiário em um escritório de advocacia que trabalha 100 horas por semana).

À medida que a história avança, vemos a circuncisão se tornando mais do que apenas uma pequena operação no ponto do homem ( haha ), mas todo um modo de dividir o mundo, com alguns sendo circuncidados e outros - idólatras, pagãos, etc, sendo referenciados como incircuncisos. (Lembre-se do menino pastor Davi ouvindo Golias se aproximar cada vez mais e perguntando aos homens ao seu redor Quem é este incircunciso filisteu?).

Agora , avançando rapidamente vários anos com o Novo Testamento. O apóstolo Paulo está viajando ao redor do mundo antigo falando às pessoas sobre Jesus. Há um ardoroso grupo de pessoas da tribo de Abraão no seu caminho, e o que eles continuam dizendo ao povo que Paulo está falando a respeito de Jesus?

Eles dizem que se você quer seguir Jesus, você tem que ser circuncidado. Isso é parte do negócio, dizem, tem sido o sinal desde o início.

Imagine um grupo de gregos ou romanos, que nunca ouviu falar de Abraão, nunca leu a Torá, eles não têm ideia de quem é Moisés. Eles só ouviram falar sobre Jesus e estão compelidos a segui-lo e agora ouvem que se ... para fazê-lo, eles têm que passar por uma pequena operação. Eles estão lá estupefatos, dizendo

Você quer que a gente faça o que com o que é nosso?

A seguir:  Fazer o que com o que é nosso? (Parte C) - Gostaria que eles cortassem o deles fora

 

* Série de reflexões sobre a Bíblia, escrita e publicada originalmente em inglês, no tumblr, pelo próprio autor Rob Bell e sua equipe.

Transcrito e adaptado para português por Marcus Vinicius Epprecht com autorização do autor. Proibida a reprodução para fins comerciais ou qualquer forma de ganho sobre este texto sem a autorização expressa do autor e do tradutor. Os posts originais em inglês foram desativados pelo autor em função do lançamento desse conteúdo em livro, por enquanto somente em inglês. Revisado por Fernanda Votta Epprecht.

** Ano de publicação original da série

*** NT motrin – droga a base de ibuprofeno

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Share this Post