marcusve/ abril 30, 2018/ Respiração/ 0 comments

Pó é Pó, Espírito é Espírito

Gente boa!

Este é o terceiro artigo da Série Respiração. No primeiro mostramos a respiração como um inevitável movimento de louvor à vida. No segundo a suposição de que na verdade o Espírito é que está em nós, em todos nós, e consequentemente devemos tirar as sandálias de nossos pés quando nos encontramos com qualquer um de nós, pois diante de nós o terreno é santo.

Hoje vamos abordar a questão da dualidade que se estabelece nessa relação pois somos pó.

(se você não leu as partes anteriores comece clicando aqui pois o assunto é uma continuação / evolução do pensamento explorado nas partes anteriores).

E sendo pó carregamos o espírito.

Mas pó é pó e espírito é espírito.

Um é matéria, outro não tem definição, ou o máximo que conseguimos é associar o espírito à respiração (veja o artigo introdutório do site e os artigos anteriores nesta série).

Primeiramente vamos explorar o fato de que somos pó mesmo e para isso vamos apresentar aqui um pequeno resumo de parte do livro Quem é Deus Afinal? De Rob Bell (Título no original What we talk about when we talk about God?)(recomendamos a leitura), acrescido de nossos comentários, opiniões e posições atuais (atuais por que podem mudar, pois nada é definitivo).

Então vamos lá. Voce está preparado?

 

 

espírito
abrir a mente
 

Abra sua mente

Vamos falar primeiramente do macro, do grande, do gigantesco, do “infinito”,

Do universo

  • O universo está em expansão – a extremidade do universo está a 90 bilhões de trilhões de milhas, aproximadamente, e aumentando. Chamamos isso de Dispersão galáctica. As galáxias parecem estar se afastando umas das outras.
  • O Universo é composto de milhões e milhões de galáxias.
  • Há quem diga que existem muitos outros Universos paralelos. Já se fala em 11, 14,…
  • O Sistema Solar, onde estamos, ocupa menos de 1 trilionésimo do espaço conhecido desse Universo.
  • O Sistema Solarse move a 898 mil km/hora. Faz parte da Via Láctea e leva entre 200 e 250 milhões de anos para percorrer a órbita de sua galáxia uma única vez.
  • A Via Láctea é na verdade um conjunto de galáxias menores que se movimentam a 1072 km/hora. Cuidado lá fora com o trânsito….
  • A teoria crível atualmente entende que a cerca de 13,7 bilhões de anos atrás ocorreu uma explosão, que conhecemos como big bang, a partir do chamado ponto de singularidade, em temperaturas extremamente altas, cheia de energia, potencialmente suficiente para criar a vida, o universo e tudo o que ele contém. A radiação residual dessa explosão pode ser percebida por aí, na estática de sua televisão, por exemplo.
  • A gravidade. É relativa. Existem estrelas que tem uma força de gravidade tamanha que entram em colapso em seus interiores, pesam mais que todos os continentes da terra juntos e cabem numa colher de chá.
  • 96% do universo é composto de buracos negros.
  • A Terra, pesa 6 trilhões de toneladas, movimenta-se em torno do sol a uma velocidade média de 106 mil km/hora e gira em torno de seu eixo a 1.610 km/hora. É composta de 10 placas gigantes e 20 menores que nunca param de se deslocar. São 2 terremotos em média por dia acima de 2 graus na escala richter.
  • Baseado nessa movimentação toda criamos o conceito de tempo.
universo

 

Agora um pouco do micro, do pequenino, do invisível, do indivisível,

Do átomo

  • a palavra “tomo” significa cortar ou dividir. Átomo significa indivisível.
  • Quando foi descoberto era a menor partícula conhecida.
  • 1 grão de areia tem 22 quintilhões de átomos.
  • Descobriiu-se e continua se descobrindo particulas ainda menores nos átomos: protons, neutrons, eletrons, bosons, hadrons, ……
  • 99,9% do espaço dos átomos é vazio…. cabeça oca!!!
  • essas partículas se movimentam initerruptamente,
  • e o mais impressionante é que elas tem conciência umas das outras…

Ok, mas por que tudo isso?

É sempre bom lembrarmos do que somos e onde estamos.

Gostamos daquele vídeo do Mario Sérgio Cortella, (se quiser veja aqui, mas volte por que tem muita coisa ainda aí pra frente) onde ele termina dizendo que se alguém perguntar-lhe “Quem é você?”, ela responderia assim: “Você tem um tempinho?”. Por que a resposta dele é tragicomicamente fantástica e gigantesca. Não vou colocar aqui não. Assite lá e volta pra cá correndo vai…

 

átomo
átomo
abrir mais a mente

Agora Abra Ainda Mais a Sua Mente

Nós, somos poeira cósmica

  • estamos no meio de tudo isso
  • 50 a 150 fios de cabelo perdidos por dia, se você não for careca…
  • 10 bilhões de células de pele, por dia.
  • Uma pele nova a cada 28 dias,
  • um novo corpo a cada 9 anos.
  • E continuamos a ser nós mesmos!
  • Mas qual é mesmo o seu corpo?
  • Viemos do pó, vivemos a 37 graus de temperatura com 100 wats de radiação em torno de cada um de nós e com uma energia potencial equivalente a 30 bombas de hidrogênio…e voltaremos ao pó! Verdade?

Deus é real mas etá além da análise e descrição, a palavra que chega mais perto dessa definição é “grenzbegrifflich”, na língua alemã.

Deus é Espírito, e não há como definir isso, explicar, nem mesmo tentar. Toda tentativa fracassou, deixou a desejar, ficou extremamente aquém.

Estamos todos juntos

Criamos ou nos apropriamos das linguagens escritas e verbais, que é muito limitada. Que às vezes ajuda e às vezes atrapalha, pois ficamos presos às palavras.

Essas linguagens são de vários tipos. Algumas técnicas. Outras poéticas. Umas formais. Outras metafóricas.

Mas muitas e muitas vezes nos deparamos em situações e circunstâncias onde simplesmente não existem palavras.

Deus é uma dessas situações.

Qualquer coisa que falarmos ou escrevermos sobre Deus não é Deus. Pode ser qualquer coisa, mas não é nem será Deus.

 

juntos

Para as religiões

Deus está am algum lugar incerto e não sabido e temos que invocá-lo para que Ele nos atenda e receba nosso sacrifício.

Nós o procuramos sempre que precisamos de ajuda, portanto Ele se torna opcional, apenas para os casos de emergência.

Mas mantemos rituais para não provocar a ira d´Êle.

Uma nova visão

Deus está conosco, sempre esteve e sempre estará, é por nós e vai adiante de nós.

O ruach de Deus – a força que traz tudo a vida, a presença de Deus no mundo – sempre presente em tudo e em todos. O Ruach, o Sopro, o Espírito.

Deus não é tudo mas está em tudo.

É preciso se deixar tomar pela consciência da presença de Deus, em tudo e em todos. Respiramos por que Ele está em nós. Presente.

Não como se fosse um seguro de vida, um seguro contra as adversidades da vida.

Tudo o que falamos e toda a caricatura que temos no Natal e na Páscoa, não passam nem perto da subversão do significado de Emanuel, Deus conosco, humano e divino no mesmo corpo, que nos mostra quem é Deus.

O Evangelho é a notícia impactante, desafiadora, revolucionária, subversiva e contraintuitiva que nos nossos momentos de desespero, fracasso, pecado, fraqueza, perda, deficiência, frustração, incapacidade, impotência, desorientação, e falta, Deus nos encontra lá, naquele lugar de dor e nos anuncia Eu estou do seu lado!

É Graça, de graça!

 

Deus em nós

Impacto

O principal impacto dessa nova / velha realidade é que precisamos buscar uma harmonização de nossa vida com esse Ruach.

Afinal todos queremos ver a Deus, e Ele está em nós. Vamos aprender a enxergá-lo?

Essa caminho é de cada um. Não tem regras específicas. Cada um de nós é um Universo tão gigantesco quanto o grande Universo e tão pequenino quanto as indivisíveis e minúsculas partículas dos átomos.

Portanto o caminho desse encontro é particular, único e verdadeiro, de forma exclusiva para cada um de nós.

 

interno, self

Tudo Importa, tudo tem seu valor, seu peso, seu significado

Tudo está conectado a tudo e tem seu valor, seu significado de forma individual, mas também por causa dessa conectividade, de forma coletiva.

E por conta dessa conectividade toda sempre tem algo mais acontecendo “sob a superfície”, e que só veremos muito adiante.

E ainda, tudo isso nos remete a uma esperança intrínsica em todos nós de que tudo caminha para um final, um lugar que é bom.

E seremos muito agraciados se nos tornarmos conscientes de nossas limitações e de nossas impossibilidades ao invés de tentarmos ser melhores, mais isso, ou mais aquilo….. seguindo dogmas, doutrinas, regras, e outras imposições das religiões.

O Evangelho nos chama ao arrependimento que significa “mudar de pensamento, ver por outro ângulo, ter a mente renovada”.

Dar um salto na maneira de ver as coisas, deixar o velho paradigma de tentar ser para conquistar.

É preciso “admitir” (como no AA). Reconhecer.

E Deus é, sempre foi e sempre será por nós.

E no meio desse nosso turbilhão existencial, encontramos a paz.

Pois o evangelho é libertador, é libertação.

Somos livres! E Deus é por nós. Quer nosso crescimento, desenvolvimento, evolução e cura.

 

tudo

Adiante de nós

Voce já pensou assim, num Deus que vai adiante de nós, que é moderno e não ultrapassado?

Um Deus que conduz a humanidade em direção ao amor, justiça, paz, alegria, igualdade.

E a Bíblia, principal fonte de registros dos entendimentos sobre Deus e nossa relação com Ele, mostra isso o tempo todo, desde o olho por olho, dente por dente, nos tratamentos dos despojos de guerra, até ao “ouvistes o que foi dito, eu porém vos digo”, no famoso sermão do monte.

Deus está sempre nos fazendo olhar para um ponto à frente.

O problema é que muitos de nós querem trazer as experiências anteriores como as corretas sem perceber que elas foram um passo à frente lá naquele momento.

 

adiante de nós

No dia a dia

Deus habita em nós através do seu Espírito, seu Ruach, e por isso está, onde quer que estejamos, conosco. Com nossa respiração expressamos seu impronunciável nome entre 8 e 14 mil vezes por dia.

Quando Jesus disse que o pão se tornaria corpo e o vinho sangue, transformou o comum em sagrado. Pão e vinho eram como arroz e feijão pra muitos de nós, eram como banan pra outros, como côco pra outros povos. O comum se sacraliza.

Pisamos um solo santo o dia todo e todo o dia.

Pão não é apenas pão e vinho não é apenas vinho por que há muito mais sob a superfície e precisamos sim aprender a nos conectar com Deus e uns com os outros para entendermos essas realidades, pois causamos impacto uns nos outros.

O sagrado está presente no dia a dia da vida e não num lugar fora dela.

A questão não é o fazer acontecer e sim confiar na presença do Deus que está conosco, que é por nós e que está adiante de nós.

Este é um convite para a Liberdade Plena, Total e Irrestrita.

Vamos nessa?

No próximo artigo: O Espírito vive em mim – será esse o evangelho?

dia a dia

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.